domingo, 27 de março de 2011

LANÇAMENTO DE ANTOLOGIA DE ESCRITORES DE JANDUÍS INCENTIVA A PRODUÇÃO LITERÁRIA

O livro Antologia dos Escritores de Janduís foi lançado neste sábado (26), nas dependências da Creche Tia Alice. O livro reúne textos de 15 escritores janduienses, capacitados em oficina ministrada pelo professor Antônio Leal.

O livro é resultado do projeto Cruzada da literatura e do livro desenvolvido pelo Profº Antonio Leal, através da Funarte que concedeu Bolsa de Circulação Literária, no ano de 2010.

Essas bolsas são incentivos à promoção e difusão da literatura nacional no âmbito dos Territórios da Cidadania. Em Janduís o projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto.

Ceicinha Lima, uma das escritoras, falou da sua satisfação em participar do projeto e da importância do lançamento desse livro, que deverá impulsionar a formação de novos escritores locais. Ela ressaltou que o objetivo agora é que o grupo se fortaleça e possa incentivar outras pessoas interessadas em literatura a escreverem seus próprios livros.

O professor Antônio Leal destacou que Janduís é uma cidade onde há forte movimento cultural com escritores de literatura de cordel, contadores de histórias e onde o teatro, a dança e a capoeira são bem desenvolvidos. Segundo ele, o lançamento dessa antologia poderá resultar em outros livros, já que a tecnologia garante um acesso maior da comunidade a essa tipologia cultural.

Antônio Leal esteve em Janduís, no ano passado, através de parceria entre a Agência Cultural do Sebrae e a Prefeitura de Janduís, ministrando oficinas de contação de histórias e de dramaturgia para teatro de bonecos.

O prefeito Salomão Gurgel também falou sobre a importância do projeto para a vida cultural da cidade. Ele destacou que o município de Janduís vem trabalhando para garantir as condições de desenvolvimento de uma cultura sustentável, onde os artistas possam expressar a sua arte e a população tenha acesso a esses bens culturais.

Além do lançamento do livro, o evento teve animação do cantor e compositor Marcos Lima, recital de poesias e apresentações teatrais.

Lista dos Escritores: Ana Dazângela, Antonio Marinho, Alvanir Vieira, Ceicinha Lima, Diego Tavares, Enock Douglas, Flavia Nethânia, Josivan Melo, Lindemberg Bezerra, Lucineuza, Paulo Silvano, Pablo Vinicius, Rubênio, Simão Neto, Vanessa.
 
Fonte http://www.janduisonline.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário