sábado, 28 de maio de 2011

CONTANDO HISTÓRIAS

                                      EU CEICINHA LIMA E MINHA AMIGA LIDJANE LILAZIA

MINISTRAMOS MAIS UMA OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E LEITURA .

 A PRIMEIRA FOI EM 2010 PARA OS EDUCADORES DOS PDAS DE JANDUÍS, PATU E CATOLÉ DO ROCHA. NESTE ANO ATENDENDO AO CONVITE DE FÁTIMA OLIVEIRA (FATINHA) COORDENADORA DO PRÓ LETRAMENTO, REALIZAMOS NOSSA SEGUNDA OFICINA, DESTA VEZ O PÙBLICO FORAM OS PROFESSORES PARTICIPANTES DO PRÓ LETRAMENTO E PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES DO PRO INFANTIL. A OFICINA ACONTECEU NO JARDIM E. M. TIA ALICE NA MANHÃ DO DIA 28 DE MAIO.

 ESTAS  VIVENCIAS TÊM  CONTRIBUIDO PARA ENRIQUECER NOSSA EXPERIÊNCIA ENQUANTO EDUCADORES E DADO CONTINUIDADE A ESTE PROJETO NOSSO DE TRABALHAR A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E INCENTIVO A LEITURA, NO QUAL ACREDITAMOS SER UM PROCESSO PRAZEROSO  E VIAVEL PARA A ALFABETIZAÇÃO DOS EDUCANDOS.

NOSSO OBJETIVO É DAR CONTINUIDADE  A ESTE PROJETO DE OFICINAS PARA EDUCADORES E INTERESSADOS EM DINAMIZAR O ENSINO APRENDIZAGEM.


REGISTRAMOS NOSSOS AGRADECIMENTOS PELA CONFIANÇA EM NOSSO TRABALHO, A FATINHA E YURI AMBOS RESPONSÁVEIS PELO CURSO DE PROLETRAMENTO EM JANDUÍS.  

sábado, 21 de maio de 2011

BLITZ NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

PARA REFLETIR !
imagem do google

BLITZ VISITA ESCOLAS PÚBLICAS  NAS CINCO REGIÕES DO BRASIL PARA MOSTRAR COMO ESTÁ A ALFABETIZAÇÃO.

Acompanhando este especial do jornal Nacional sobre a educação, fiz alguns recortes importantes  abordados pelo especialista em educação Gustavo Loschpe,  que contribuem para as escolas de sucesso destacadas nas materias:

  1.  BOA GESTÃO
  2. TODOS OS PROFISSIONAIS COMPROMETIDOS EM FAZER COM QUE OS ALUNOS APRENDAM
  3. PROFESSOR DE QUALIDADE, BOA FORMAÇÃO,  COMPETÊNCIA  E DEDICAÇÃO
  4.  ORGANIZAÇÃO E MÉTODO
  5. MATERIAL 
  6.  LIMPEZA E CUIDADOS COM AS CRIANÇAS
  7. DISCIPLINA
  8. AGENDA DE ATIVIDADES: OS PROFESSORES E ALUNOS SABEM O QUE VAI ACONTECER DURANTE A AULA.
  9. ATIVIDADES EXTRA CLASSE
  10. DEVER PARA CASA
  11. ENVOLVIMENTO DA FAMÍLIA (A ESCOLA PUXA A FAMÍLIA)
  12. PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA  (PAÍS COBRAM UM ENSINO DE QUALIDADE)
  13. CONCENTRAÇÃO E ENTUSIAMO  NO ENSINO APRENDIZAGEM
  14. MOTIVAR OS ALUNOS PARA APRENDER
  15.  REAGIR AOS OBSTÁCULOS
  16. ACREDITAR E COBRAR NÃO ADMITIR O INSUCESSO DO ALUNO.

ABAIXO CITO  DUAS FALAS SIGNIFICATIVAS :

 " A ESCOLA NÃO PODE NUNCA DESISTIR DO ALUNO E TEM SEMPRE QUE INSISTIR PARA QUE  AQUELE ALUNO APRENDA...". Gustavo Loschpe"


 "NÃO TEMOS TEMPO PARA ESPERAR QUE OS ALUNOS APRENDAM, NÓS TEMOS QUE ENSINAR PARA TODOS OS ALUNOS". " professores da escola de Góias"



O IDEB DAS ESCOLAS DE SUCESSO FORAM DE 5,4  A 7,1.

OS SALÁRIOS DOS PROFESSORES VARIAM DE R$ 1.100,00 A 3.500,00.


-VAMOS PENSAR A NOSSA REALIDADE  EDUCACIONAL COM O OLHAR PARA ESTES PONTOS EM DESTAQUE :

  • O QUE TEMOS ? E O QUE NECESSITAMOS?

  • O QUE DEPENDE DE NÓS E O QUE DEPENDE DO OUTRO PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE?

Não falei das escolas com realidades sem êxitos, pois necessitamos de ânimos e bons exemplos para lutarmos por uma educação de qualidade para nossa escola,  nossa região e para o nosso páis.

terça-feira, 3 de maio de 2011

SENADO APROVA LEI QUE AUMENTA CARGA HORARIA NAS ESCOLAS

Comissão de educação também aumentou a frequência necessária para a aprovação

Weber Sian/A Cidade/Agência Estado - 5/7/2010
Agora passar de ano os alunos tem que comparecer a pelo menos 80% das aulas
 
 
A Comissão de Educação do Senado aprovou, nesta terça-feira (3), projeto de lei que aumenta de 800 para 960 horas anuais a carga horária mínima para os ensinos infantil, fundamental e médio. Como foi aprovada em caráter terminativo, a matéria segue, agora, à apreciação da Câmara dos Deputados.
Essas 960 horas, pelo projeto, serão distribuídas pelo período de 200 dias do ano letivo, excluindo os dias destinados aos exames finais, quando houver. Assim, a carga horária diária aumentará em 40 minutos.
O relator do projeto, deputado Cyro Miranda (PSDB-GO), determinou que as mudanças no calendário escolar só entrarão em vigor dois anos após a publicação da lei no Diário Oficial da União. Dessa forma as escolas terão bastante tempo para se adaptar.
Se a lei for aprovada pelo Congresso e sancionada pela presidente Dilma Rousseff ainda este ano, a nova carga horária só entrará em vigor em 1º de janeiro de 2013.
Também foi aprovado pela comissão o projeto de lei que aumenta de 75% para 80% a frequência mínima para a aprovação de estudantes no ensino fundamental.
A proposta esclarece que, no caso de afastamento do estudante da sala de aula por motivo de saúde, o atestado médico apresentado garantirá o direito de fazer provas em segunda chamada, "mas não abona as faltas que lhe foram imputadas".
Esse PL também seguirá para apreciação na Câmara dos deputados.


fonte http://www.r7.com/

domingo, 1 de maio de 2011

1º de Maio – Dia Mundial do Trabalho




Manifestações do Primeiro de Maio de 1886

1º de Maio – Dia Mundial do Trabalho


“A história do Primeiro de Maio mostra, portanto, que se trata de um dia de luto e de luta, mas não só pela redução da jornada de trabalho, mais também pela conquista de todas as outras reivindicações de quem produz a riqueza da sociedade.” – Perseu Abramo


    O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
    Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.
    Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.

Fonte: IBGE / Ministério do Trabalho



Frase de Trabalho:
Uma máquina pode fazer o trabalho de cinqüenta pessoas comuns. Nenhuma máquina pode fazer o trabalho de uma pessoa extraordinária.
Elbert Hubbard


Frase de Trabalho:"Pensar é o trabalho mais pesado que há, e talvez seja essa a razão para tão poucos se dedicarem a isso." (Henry Ford)